Quem somos

Entenda como surgiu a ideia da casa e conheça o filme que inspirou sua criação.

Tudo começou em 2009, quando Juliana Sakae e Pe. Pierre Junior Jentil se conheceram na ONG Vida Nueva em Florianópolis, SC. Pierre, haitiano, se oferecera para ajudar Juliana na produção do documentário “Bleu et Rouge” a ser filmado na comunidade Torbeck (Les Cayes, Haiti). O média-metragem era o trabalho de conclusão de curso de Jornalismo (UFSC).

Com o filme pronto, Juliana foi para cinco festivais brasileiros mostrar os sonhos e realidade de crianças e adolescentes haitianos. Em janeiro de 2010, um mês depois da apresentação da banca, aconteceu o terremoto que devastou a ilha caribenha. Jornalistas e amigos começaram a procurar a equipe para saber como ajudar as crianças do filme. Foi Camila Brandalise, à época jornalista recém-formada na mesma universidade, quem teve a ideia de organizar a primeira campanha que daria início a sete anos de projeto. Foi criado o blog “Adote uma Família, Ajude o Haiti” para arrecadar doações e postar as notícias e fotos que vinham chegando do Haiti.

Em sete anos, mais de R$ 40 mil foram enviados ao Haiti, ajudando 7 famílias a reconstruírem suas vidas, 25 crianças a voltarem para escola nos anos após o terremoto, 45 famílias a receberam ajuda emergencial, até reativando uma escola, a Papillon-Jeune, após o furação Matthew.

A realização desses projetos no pequeno povoado de Torbeck deixou a certeza de uma missão maior: dar atenção às crianças e adolescentes sul-haitianas esquecidas. A equipe parte agora para uma nova etapa da Campanha Ajude o Haiti: construir uma cozinha comunitária e plantar a semente da construção de uma casa que abrigue crianças após a escola, enchendo o dia delas com atividades e garantindo suporte para que elas tenham chance de chegar até uma universidade.

Quem Somos

Pe. Pierre Junior Jentil, 37 anos, é vigário na Paróquia São Paulo Apóstolo em Joinville na Comasa. Pe. Pierre foi missionário franciscano quando trabalhou na obra social em Palhoça (SC, Brasil). Nascido em Torbeck, Pierre partiu para República Dominicana para começar os estudos de Filosofia e Teologia quando conheceu Frei Rogério, o fundador da ONG Vida Nueva. Jentil se mudou para o Brasil para trabalhar em uma pequena praia chamada Enseada de Brito com ex-moradores de rua e viciados em drogas e álcool. Durante três anos, foi coordenador da casa que abrigava mais de vinte moradores. Em 2009, conheceu a então estudante de jornalismo Juliana Sakae e no mesmo ano foram ao Haiti produzir o documentário Bleu e Rouge. Agora pe. Pierre é vigário e trabalha paralelamente na concretização do projeto Coin de La Joie.

Juliana Sakae, 32 anos, é jornalista e trabalha com produção de filmes em Los Angeles. Nascida em Florianópolis, desenvolveu seu trabalho de conclusão de curso pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Torbeck, Haiti, em um documentário participativo com crianças e adolescentes. Com ajuda de mais de 30 alunos de fotografia e vídeo, Juliana coordenou a produção de reportagens sobre a cultura haitiana do ponto de vista das crianças. O filme Bleu et Rouge mostra como é ser adolescente no Haiti, seus sonhos, suas percepções sobre religião, dança, música, culinária – e o que pensam sobre o Brasil. Em 2010, Juliana tomou a iniciativa da campanha “Adote uma Família, Ajude o Haiti”, o embrião do projeto Coin de la Joie.

Equipe Bleu et Rouge

Fernanda Sakae – Produtora Associada
Maurício Tussi – Diretor de Fotografia
Pedro Santos – Roteiro
André Bathke Humeres – Identidade Visual
Orientadora: Prof. Aglair Bernardo

Doadores (Fase I Campanha Ajude o Haiti: vítimas do terremoto)

Andressa D.
Adriana S. M.
Andrea B.
Andressa D.
Betina D.H.
Celso V.
Cristina P.F.
Dalva
Daniel J.
Eduardo V. M.
Eduardo Y.
Elaine C. D. I. A.
Farmer C. C. Ltda
Felipe F.
Fernanda D.B.P.O.
Flávia L.S.
Flávia S.
Francisco J.K.
G. da Silva
Geraldo O.
Iana L.D.C.
Ignácio D.
Isabel C.S.S.
J. Mello
Jonathas L.
Jonathas M.
José D.M.
José G. C.
Letícia A.
Letra E.
Lucas C.S.
Lúcia D.
Luisa P.F.
Maria B.V.S.G.
Maurício T.
Nilton S.S.
Octávio J.L.
Oscar K.
Pedro H.G.S.
Rodrigo B.S.
Tattiana G.T.
Vensel S.

Doadores (Fase II Campanha Ajude o Haiti: ‘Adote’ uma criança)

A.
Aline M.
Aline V.
Andressa
Andressa D.
Ângela
C.
Carolina
Fernanda D.
J.
José D.
Laura D.
Letícia V.S.
Lucas T.
Luisa F.
Maria Raquel
P. e E
Pâmela
Pâmella
R. Camila
Tatiane W.
Thiago e Gabriel B.

Doadores (Fase III Campanha Ajude o Haiti: vítimas do furacão)

Aline J.
Aline S.
Ana O.
André H.
Anelize O.
Ângela H.
Barbara MW
Bruno B.
Carla D.
Carolina M.
Caroline C.
Celso R.
Cláudia K.
Ellen S.
Fernanda D.
Fernanda F.
Fernanda P.
Giuliane C.
Isabel S.
Júlio S.
Laura D.
Maria B. G.
Mariana C.
Mariana D.
Natália S.
Pedro G.
Rodrigo T.
Silvia R.
Tatiane W.
Tattiana T.
Vera V.


1 Comment

Comments are closed.